O peixe gigante foi capturado no rio Mamuru, no município de Juruti. As imagens do pescado viralizaram nas redes sociais.
O tambaqui é um peixe de água doce que, segundo a Embrapa, é considerado o 2º maior peixe escamado da América do Sul, perdendo apenas para o pirarucu. Ele também é uma das principais espécies de peixes de água doce a serem criadas em cativeiro no Brasil, atrás unicamente da tilápia.
Um tambaqui de mais de 30 kg foi capturado por uma pescadora no rio Mamuru, no município de Juruti, oeste do Pará. O relato e as imagens da captura do peixe gigante fizeram sucesso e viralizaram nas redes sociais.
De acordo com o perfil do Facebook “Plantão Juruti e Região”, que compartilhou a história, a moradora da comunidade Samaúma, situada na zona rural de Juruti, utiliza uma técnica diferenciada para fazer a captura de grandes exemplares de tambaqui para consumo próprio.
A mulher, identificada como Daniele Aragão, faz uso de uma técnica conhecida como “pendureiro”, que consiste em amarrar um anzol na linha enquanto joga cascas de mandioca para atrair os peixes.
Ainda de acordo com a publicação nas redes sociais, por meio desta técnica, ela costuma capturar tambaquis de mais de um metro de comprimento e acima de 30 kg, todos destinados para consumo próprio.
Para completar, Daniele não precisa ir para locais distantes para fazer a pescaria, como muitos pescadores ribeirinhos fazem. Ela costuma utilizar um pequeno píer improvisado na área externa da casa onde vive, às margens do rio Mamuru.
Nos comentários da publicação, muitos internautas se mostraram surpresos pelas fotos que comprovam que esta não é uma “história de pescador”. “Esse tambaqui deveria ser comprado dessa moça e pagarem uma boa quantia para mandar empalhar esse peixe e colocar num museu”, opinou um.
Por Dol