Polícia Civil do Estado do Pará intensifica combate a crimes ambientais com operação na zona rural de Moju-PA
A Polícia Civil do Estado do Pará, através da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), em parceria com a Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), e a Secretaria de Segurança Publica de Moju, realizaram a “Operação Soledade” no dia 22 de maio de 2024. A ação, conduzida por policiais civis, teve como objetivo combater a extração ilegal de seixo no leito do Rio Moju.
Por volta das 17h15, a equipe policial localizou uma draga artesanal de madeira, equipada com motor, e uma embarcação tipo barco, com aproximadamente 16 metros de comprimento e capacidade de 20 toneladas. A draga foi encontrada na margem do Rio Moju, próxima à Comunidade Nossa Senhora das Graças. O barco estava parado na mesma comunidade e, ao avistar a embarcação policial, seu piloto tentou fugir, mas foi interceptado após um acompanhamento tático.
O piloto e proprietário do barco, confessou que aguardava a extração de seixo, programada para o dia 23 de maio, para carregar o barco com o mineral. A draga e a embarcação foram apreendidas e levadas para a cidade de Moju-PA, onde o proprietário do barco foi interrogado.
As investigações continuarão para identificar, ouvir e indiciar os demais suspeitos envolvidos na operação das dragas. A operação contou com a colaboração essencial dos ribeirinhos, que forneceram informações e embarcações, contribuindo para o sucesso da ação policial.
A Polícia Civil reforça seu compromisso na luta contra crimes ambientais, garantindo a proteção dos recursos naturais e o cumprimento da legislação.