Ação conjunta com apoio internacional prende suspeito e apreende material ilícito; investigação revela uso de plataformas digitais para aliciamento de menores em todo o país.
Na madrugada de hoje, 31 de outubro de 2024, a Polícia Civil do Pará e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Pará deram início à Operação Lobo Mau no bairro Aviação, em Abaetetuba/PA. A ação resultou na prisão de D. C. F. e na apreensão de um aparelho celular contendo material relacionado a pornografia infantil. A operação faz parte de uma força-tarefa nacional que visa desmantelar uma ampla rede criminosa envolvida na produção e compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantil (CSAM).
Clique para entrar no grupo do Portal Manchete
Coordenada pelo GAECO de São José do Rio Preto (SP) e pela Polícia Civil de São Paulo, a operação conta com o apoio internacional da Homeland Security Investigations (HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos. As investigações indicam que a rede criminosa operava em diversas plataformas digitais, como Telegram, Instagram, Signal, WhatsApp e até jogos populares, como Roblox, para aliciar menores e criar conteúdo ilícito.
A Operação Lobo Mau é parte de uma ação simultânea realizada em 20 estados e no Distrito Federal, com 94 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão emitidos. Todo o material apreendido passará por perícia técnica para análise forense, a fim de identificar possíveis conexões com outros envolvidos na rede.
A Polícia Civil do Pará reforça que informações adicionais que possam levar à prisão de outros envolvidos podem ser reportadas pelo Disque-Denúncia (181), com garantia de anonimato ao denunciante.
Portal Manchete