27.6 C
Moju
segunda-feira, setembro 16, 2024

Buy now

spot_img

Moju terá Centro de Parto Normal, anuncia Ministério da Saúde

- Advertisement -

Com um investimento de R$ 6,2 milhões do Novo PAC, serão construídas uma unidade em Redenção e outra em Moju

O município de Moju, no Pará, receberá um dos dois novos Centros de Parto Normal (CPN) que serão construídos no estado, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Saúde. A iniciativa prevê a construção de 30 CPNs em 19 estados brasileiros, com um investimento total de R$ 93 milhões. Estes centros são projetados para realizar aproximadamente 36 mil atendimentos por ano, oferecendo um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes.

Os CPNs são unidades de saúde destinadas ao parto de risco habitual, fora do ambiente hospitalar, e oferecem assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto, destacou que o objetivo é proporcionar um atendimento completo às gestantes.

Clique para entrar no grupo do Portal Manchete

Cada CPN será composto por 5 suítes de pré-parto, parto e pós-parto, equipadas com banheira e áreas internas e externas de ambulação. Além disso, haverá espaços que permitem a presença de um acompanhante à escolha da mulher, além de áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado. Essas unidades seguirão as normas de obstetrícia e neonatologia e serão inclusivas e sustentáveis.

Os projetos arquitetônicos e de engenharia dos CPNs já foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, facilitando a execução das obras e a instalação dos equipamentos, o que permitirá a rápida disponibilização das unidades para a população. Segundo Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, essa padronização economiza tempo e recursos, garantindo infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários do SUS.

Com a construção do novo CPN em Moju, as gestantes da região terão acesso a um serviço de alta qualidade.

Assista ao vídeo e saiba como serão os CPNs:

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

4,300FãsCurtir
1,200SeguidoresSeguir
603SeguidoresSeguir
- Advertisement -

Artigos Mais Recentes