Em um movimento emblemático para a ciência brasileira, Franciele Rodrigues, uma jovem cientista da região amazônica, tem se destacado no cenário nacional ao ser convidada para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada em Brasília, de 4 a 6 de junho de 2024. Natural de Moju, no nordeste paraense
A Conferência, que já vem sendo antecedida por sessões temáticas e conferências municipais e estaduais desde novembro, é um dos maiores eventos dedicados à ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. Este encontro é fundamental para o diálogo entre diferentes setores, incluindo acadêmicos, sociedade civil, empresários e governo, com o intuito de discutir e planejar o futuro da CT&I no Brasil.
Este ano, o evento carrega o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, destacando a importância da CT&I no enfrentamento de desafios socioambientais e na promoção de um desenvolvimento mais equitativo e sustentável. Será um momento chave para analisar os avanços e desafios enfrentados pelo Brasil no quadriênio anterior e para delinear novas estratégias para a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2030.
Franciele Rodrigues, com sua trajetória inspiradora, simboliza a importância de inclusão das diversas vozes do Brasil no debate científico nacional. Sua participação não é apenas um reconhecimento de seu trabalho e potencial, mas também uma oportunidade para que as peculiaridades e riquezas da região Amazônica sejam consideradas nas estratégias futuras de CT&I no país.
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação representa um momento crítico para refletir sobre o papel da CT&I no desenvolvimento do Brasil. Com a participação de representantes de diversas esferas, o evento se propõe a ser um marco na elaboração de políticas públicas eficazes que alavanquem o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro de maneira sustentável e inclusiva.
A presença de Franciele Rodrigues neste evento não é apenas uma vitória pessoal, mas um passo adiante na inclusão de perspectivas diversas e ricas na formulação de um futuro justo e sustentável para o Brasil por meio da ciência, tecnologia e inovação. Este é um momento de união, diálogo e planejamento, onde o Brasil busca traçar o caminho para se tornar uma nação mais desenvolvida, justa e sustentável.