O motociclista não obedeceu a ordem de parada devido seu veículo está com irregularidades, como o escapamento da motocicleta aberto, de acordo com informações do Chefe de Operações do DEMUTRAN.
Durante a “Operação duas rodas”, uma iniciativa do Departamento Municipal de Trânsito de Moju, nordeste do Pará, que iniciou nesta quinta-feira (09), algo surpreendente aconteceu. Um homem ainda não identificado furou o bloqueio da operação e não obedeceu a ordem de parada dos agentes de trânsito e imediatamente saiu em alta velocidade.
A ação irreverente do condutor da moto levou os agentes presentes na operação a seguir com os procedimentos de acompanhamento para que o motociclista pudesse ficar em local seguro. Segundo informações do Chefe de Operações do DEMUTRAN, Ângelo Oliveira “durante os procedimentos o condutor esclareceu que não obedeceu a ordem de parada por está com sua motocicleta com escapamento aberto e outras irregularidades.”
Veja o Vídeo;
De acordo com as leis de trânsito “Com intuito de fazer cumprir as normas legais de trânsito previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que em seu Art. 230, inciso VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave com penalidades previstas de multa de R$ 195,23; cinco pontos na carteira e retenção do veículo até que a situação seja regularizada, reforçado pelo inciso XI, do mesmo artigo, que também prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso, por meio da orientação, da conscientização e da fiscalização de condutores de motocicletas e motonetas nas vias públicas do município de Moju-PA.”
O Departamento Municipal de Trânsito, sob comando da Diretora Marcilene Moreira em integração com os chefes de fiscalização e de operação implementaram a operação denominada como “DUAS RODAS”, devido ao grande número de denúncias recebidas por este departamento da população em geral, principalmente de hospitais e escolas no que se refere a veículos com escapamentos irregulares que produzem ruídos acima do permitido em lei pela Resolução 252/1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Vale ressaltar que a “Operação duas rodas” trata-se de uma ação organizada pela SEMUSP e DEMUTRAN em conjunto com outras autoridades municipais e estaduais como PM,GCM,47º BPM, BPRV. Que tem o foco de retirar veículos descaracterizados, dentre outros escapamentos irregulares; veículos adulterados; veículos roubados; menores condutores de veículos e etc.
O chefe de Operações , Ângelo Oliveira, reforça o pedido para que a população tome consciência “e use o capacete que é para segurança individual”.
LEIA TAMBÉM: Duas mulheres são flagradas furtando sandálias, latas de sardinha e outros objetos de lojas de Moju
Vídeo: ex-médico joga feto em vaso sanitário durante flagrante de aborto